Mini-MBA Liderança, Gestão de Equipas, Organização Pessoal e Gestão do Tempo
Objetivos Gerais:
A importância de uma boa liderança e gestão de pessoas e equipas é facilmente reconhecida no contexto organizacional da actualidade. É ao líder e gestor que recai a responsabilidade sobre o desempenho dos vários actores organizacionais: a organização, as equipas, as pessoas, e ele próprio.
A eficácia na gestão de uma equipa, com todas as complexidades que isso envolve, é um resultado que não pode ser descurado pelos actuais gestores de equipas, de projectos e pelos líderes em geral. Mais do que um coordenador de equipa, o líder tem de ser capaz de desempenhar o papel de Coach para cada um dos seus membros, tem de ser capaz de inspirar, motivar e dinamizar todos e cada um dos seus elementos.
Este curso de Liderança e Gestão de Equipas pretende dotar os participantes das competências que permitam comunicar, motivar e liderar as suas equipas e cada um dos seus membros com um elevado grau de eficácia e de proximidade.
Ainda compreendendo a temática de Organização Pessoal e Gestão do Tempo, tem como objectivos dotar os formandos de conhecimentos que lhes permitam aplicar as técnicas de organização pessoal e gestão do tempo com vista a optimizar o planeamento das actividades e o cumprimento dos objectivos.
Objetivos Específicos:
No fim deste Curso os participantes saberão:
- Saber adaptar o Estilo de Liderança ao nível de Maturidade e Competência dos Colaboradores e Equipa
- Comunicar de Modo Eficaz com os Colaboradores
- Reconhecer e criar Condições que promovam a Motivação e o Envolvimento
- Agir como um Facilitador da Aprendizagem e do Desenvolvimento dos Colaboradores
- Utilizar Ferramentas de Gestão que permitam Optimizar o Desempenho dos Colaboradores
- Saber Resolver Problemas de modo Construtivo e Cooperante A documentação e arquivo vista de modo legal
- Identificação do potencial de melhoria de cada uma das actividades
- Regras básicas de organização pessoal
- Regras fundamentais da gestão do tempo
- Desenvolvimento de planos de acção de melhoria de desempenho utilizando as regras básicas de gestão do tempo e de organização pessoal
Duração: A definir.
Destinatários:
O curso é dirigido a quadros, chefias e todos os profissionais responsáveis pela liderança e gestão de equipas de trabalho, entre os quais CEO de Organizações, Gestores e Diretores Gerais, e Consultores e Assessores
Conteúdos Programáticos:
Módulo I - Liderança e Gestão de Equipas
- A Liderança Situacional
- O Comportamento do Líder
- A maturidade dos liderados
- Liderar em função da maturidade dos colaboradores
- O relacionamento entre líder e o colaborador
- A compreensão e o conhecimento do colaborador
- Exemplos de experiência sobre "Liderança"
Módulo II - Organização Pessoal e Gestão do Tempo
- Tempo como Recurso
- Leis e Princípios de Gestão do Tempo
- Identificação de Características Pessoais
- Análise de Desperdiçadores de Tempo
- Planeamento na Gestão do tempo
- Determinar Metas e Objetivos
- Definição de planos detalhados, diários e semanais
- Técnicas de gestão do tempo
- Organização do dia de trabalho
- Controlo das interrupções e dos telefonemas
- Utilização da agenda como recurso estratégico
- Organização do Trabalho - Trabalho em Equipa
- Organização e Condução de Reuniões
- Plano de Acção Pessoal