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Mini-MBA Liderança, Gestão de Equipas, Organização Pessoal e Gestão do Tempo

 

Objetivos Gerais:

A importância de uma boa liderança e gestão de pessoas e equipas é facilmente reconhecida no contexto organizacional da actualidade. É ao líder e gestor que recai a responsabilidade sobre o desempenho dos vários actores organizacionais: a organização, as equipas, as pessoas, e ele próprio.

A eficácia na gestão de uma equipa, com todas as complexidades que isso envolve, é um resultado que não pode ser descurado pelos actuais gestores de equipas, de projectos e pelos líderes em geral. Mais do que um coordenador de equipa, o líder tem de ser capaz de desempenhar o papel de Coach para cada um dos seus membros, tem de ser capaz de inspirar, motivar e dinamizar todos e cada um dos seus elementos.

Este curso de Liderança e Gestão de Equipas pretende dotar os participantes das competências que permitam comunicar, motivar e liderar as suas equipas e cada um dos seus membros com um elevado grau de eficácia e de proximidade. 

Ainda compreendendo a temática de Organização Pessoal e Gestão do Tempo, tem como objectivos dotar os formandos de conhecimentos que lhes permitam aplicar as técnicas de organização pessoal e gestão do tempo com vista a optimizar o planeamento das actividades e o cumprimento dos objectivos.

 

Objetivos Específicos:

No fim deste Curso os participantes saberão:

  • Saber adaptar o Estilo de Liderança ao nível de Maturidade e Competência dos Colaboradores e Equipa
  • Comunicar de Modo Eficaz com os Colaboradores
  • Reconhecer e criar Condições que promovam a Motivação e o Envolvimento
  • Agir como um Facilitador da Aprendizagem e do Desenvolvimento dos Colaboradores
  • Utilizar Ferramentas de Gestão que permitam Optimizar o Desempenho dos Colaboradores
  • Saber Resolver Problemas de modo Construtivo e Cooperante A documentação e arquivo vista de modo legal
  • Identificação do potencial de melhoria de cada uma das actividades
  • Regras básicas de organização pessoal
  • Regras fundamentais da gestão do tempo
  • Desenvolvimento de planos de acção de melhoria de desempenho utilizando as regras básicas de gestão do tempo e de organização pessoal

 

Duração: A definir.

 

Destinatários:

O curso é dirigido a quadros, chefias e todos os profissionais responsáveis pela liderança e gestão de equipas de trabalho, entre os quais CEO de Organizações, Gestores e Diretores Gerais, e Consultores e Assessores

 

Conteúdos Programáticos:

    Módulo I - Liderança e Gestão de Equipas

  • A Liderança Situacional
  • O Comportamento do Líder
  • A maturidade dos liderados
  • Liderar em função da maturidade dos colaboradores
  • O relacionamento entre líder e o colaborador
  • A compreensão e o conhecimento do colaborador
  • Exemplos de experiência sobre "Liderança"

    Módulo II - Organização Pessoal e Gestão do Tempo

  • Tempo como Recurso
  • Leis e Princípios de Gestão do Tempo
  • Identificação de Características Pessoais
  • Análise de Desperdiçadores de Tempo
  • Planeamento na Gestão do tempo
  • Determinar Metas e Objetivos
  • Definição de planos detalhados, diários e semanais
  • Técnicas de gestão do tempo
  • Organização do dia de trabalho
  • Controlo das interrupções e dos telefonemas
  • Utilização da agenda como recurso estratégico
  • Organização do Trabalho - Trabalho em Equipa
  • Organização e Condução de Reuniões
  • Plano de Acção Pessoal