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Mini-MBA de Especialização em Gestão de Projectos

 

Objetivos Gerais:

Nos últimos anos, em consequência da globalização, do acréscimo de concorrência e de exigências de simplificação processual e operativa, as condições de funcionamento das instituições, têm mudado de forma significativa. Todavia, essas mudanças nem sempre ocorreram de forma linear e segura.

Neste contexto de mudança, torna-se ainda mais necessário que as organizações disponham de Gestores persistentes, preparados, objetivos e imparciais.

Acima de tudo, torna-se necessário que o controlo seja atuante e que seja capaz de desenvolver uma atividade efetiva nos domínios da verificação processual, do aconselhamento e da consultoria, incluindo o seguimento processual na sua generalidade.

O curso visa proporcionar uma visão alargada e abrangente da função, facultar ensinamentos essenciais para uma evolução sustentada da carreira e, acima de tudo, preocupa-se em facultar exemplos concretos que ajudam a identificar e a prevenir os excessos/erros de avaliação/julgamento que podem desvirtuar atuação e a imagem dos Gestores e nas suas acções onde se torna necessário intervencionar na Organização.

 

Objetivos Específicos:

Sensibilizar os participantes para a importância da Gestão de Projectos, em especial no Controlo Interno, enquanto órgão que ajuda a melhorar o controlo e o funcionamento da empresa, que executa uma atividade de que deve resultar valor acrescentado e que contribui para a diminuição do risco e para a credibilidade e imagem das instituições perante os seus clientes

Transmitir conceitos, princípios, técnicas, práticas e procedimentos de suporte à ação global do Departamento de Auditoria (organização interna, estratégicas de atuação, preparação dos auditores, “ferramentas” de trabalho mais usuais, regras de atuação no terreno e cuidados básicos na elaboração de relatórios, etc.) na Gestão de Projectos.

Contribuir para a melhoria dos atuais processos e procedimentos de trabalho do Departamento de Auditoria, na sequência da confrontação com outras abordagens e metodologias de atuação, o que pode propiciar a adoção de novas formas de intervenção (mais consistentes, suportadas e uniformes)

Ajudar os formandos a entenderem a necessidade de atuarem de forma proativa e profilática e a potenciarem as vantagens decorrentes da promoção de um controlo interno, de primarem pela qualidade dos relatórios e de acrescentarem valor para a organização.

No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:

  • Identificar as competências necessárias para gerir de forma eficaz um projecto
  • Saber estruturar e planear um projecto
  • Saber adoptar uma forma de trabalho “orientada para projectos”
  • Definir objectivos realistas e mensuráveis para os projectos
  • Saber estimar custos e timings para as diferentes etapas do projecto
  • Utilizar as melhores técnicas e metodologias
  • Utilizar as “work breakdown structures”
  • Gerir um projecto ao longo do seu ciclo de vida
  • Criar e utilizar sistemas de auditoria e monitorização e controlo dos projectos

 

Duração: 50 Horas (Ajustável em Duração e Horas Diárias)

 

Destinatários:

Este curso destina-se a todos os profissionais envolvidos na Gestão de Projectos nas Organizações.

  • Gestores que ambicionem alargar e/ou aprofundar os seus conhecimentos nesta área expandindo os seus horizontes profissionais
  • Responsáveis de projectos em início de carreira
  • Funcionários com responsabilidades ao nível do Controlo Interno de Projectos
  • Responsáveis por Áreas Operacionais/Operativas (melhorar o entendimento da função de controle)
  • Outras Funções Técnicas que impliquem conhecimentos no domínio de gestão

 

Conteúdos Programáticos:

  • Módulo I - Conceitos e Fundamentos de Gestão de Projetos
  • Módulo II - Factores empresariais e técnicas aplicadas à Gestão de Projetos
  • Módulo III - O Gestor de Projetos e a constituição da Equipa do Projeto
  • Módulo IV - Planeamento e Organização de Projetos
  • Módulo V - Técnicas de planificação (Organograma de Tarefas)
  • Módulo VI - Planeamento da Gestão do Risco do Projeto
  • Módulo VII - Gestão dos Custos
  • Módulo VIII - Gestão da Qualidade