Introdução às Normas Internacionais de Contabilidade IFRS nas Instituições Financeiras
Enquadramentos:
As IFRS não se referem apenas à introdução de novos princípios e regras de contabilidade, mas a uma mudança mais alargada que envolve as práticas, os modelos de gestão e o desenvolvimento do negócio bancário.
O desenvolvimento de novas formas de difusão de informação, bem como a intensificação da necessidade de compatibilidade das empresas, justificam, por si só, a importância de harmonizar as normas subjacentes ao relato financeiro. No setor bancário esta questão assume uma função estratégica sobretudo porque tem um impacto direto na confiança dos investidores.
O desafio colocado ao setor financeiro é, por isso, bastante exigente, e obrigará as instituições a olhar para o desenvolvimento do negócio de uma perspetiva completamente diferente. Assim, este curso que pretende contribuir para o seu aperfeiçoamento profissional nesta área, cobrindo matérias como:
- O processo de normalização contabilística
- A apresentação de demonstrações financeiras de bancos e instituições financeiras
- A combinação de negócios (tratamento do goodwill)
- A contabilização de investimentos
- A apresentação e divulgação dos instrumentos financeiros
- O reconhecimento e mensuração dos ativos e passivos financeiros
- As perdas por Imparidade
Objetivos:
Com este curso pretende-se fornecer um enquadramento no âmbito das normas internacionais de Contabilidade e a sua importância, num contexto de harmonização contabilística.
Focalizado no relato financeiro, este curso aborda os aspetos fundamentais da contabilização dos instrumentos financeiros e possibilita uma correta análise económico-financeira das demonstrações financeiras preparadas de acordo com as normas internacionais.
Duração: 18 Horas
Destinatários:
Analistas de crédito, analistas financeiros e consultores, auditores, quadros com responsabilidades nas áreas de contabilidade e planeamento e controlo.
Conteúdos Programáticos:
- O Processo de Normalização Contabilística
- Estrutura Conceptual das Normas Internacionais
- A Adoção das Normas Internacionais no Sector Financeiro
- A Contabilização dos Instrumentos Financeiros
- Casos Práticos sobre Instrumentos Financeiros