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Mini-MBA de Especialização em Compliance e Auditoria

 

Objetivos Gerais:

Nos últimos anos, em consequência da globalização, do acréscimo de concorrência e de exigências de simplificação processual e operativa, as condições de funcionamento das Organizações, em especial as Financeiras têm mudado de forma significativa. Todavia, essas mudanças nem sempre ocorreram de forma linear e segura.

Já faz algum tempo que as Auditorias das organizações expandiram muito o alcance de seus trabalhos e a complexidade das suas atividades e, como resultados enfrentam um ambiente regulatório em constante mudança e cada vez mais complicado. Somado a isso, casos recentes de exposição negativa da imagem de empresas gerados por factos relacionados à ética, corrupção, assédio moral, fraudes, impactos ambientais e outras várias falhas de Compliance levam reguladores, investidores e o público em geral a prestar mais atenção do que nunca às práticas corporativas voltadas ao atendimento das questões regulatórias.

O objetivo deste Curso é dar a conhecer aos participantes que as Falhas de Compliance pode resultar também em litígios, multas financeiras, restrições regulatórias e danos à reputação. Para muitas organizações, a terceirização de parte ou de toda a função de Compliance é a maneira mais eficaz de conseguir alto desempenho nessa área. A terceirização total ou parcial da área de Compliance permite maior valor agregado, redução de custos e realocação de recursos formados para áreas estratégicas da organização.

 

Objetivos Específicos:

Sensibilizar os participantes para a importância da Auditoria Interna, enquanto órgão que ajuda a melhorar o controlo e o funcionamento da empresa, que executa uma atividade de que deve resultar valor acrescentado e que contribui para a diminuição do risco e para a credibilidade e imagem das instituições perante os seus clientes

Transmitir conceitos, princípios, técnicas, práticas e procedimentos de suporte à ação global do Departamento de Auditoria (organização interna, estratégicas de atuação, preparação dos auditores, “ferramentas” de trabalho mais usuais, regras de atuação no terreno e cuidados básicos na elaboração de relatórios, etc.) na Gestão de Projectos

Contribuir para a melhoria dos atuais processos e procedimentos de trabalho do Departamento de Auditoria, na sequência da confrontação com outras abordagens e metodologias de atuação, o que pode propiciar a adoção de novas formas de intervenção (mais consistentes, suportadas e uniformes)

Ajudar os formandos a entenderem a necessidade de atuarem de forma proativa e profilática e a potenciarem as vantagens decorrentes da promoção de uma a imagem positiva da Auditoria, de primarem pela qualidade dos relatórios e de acrescentarem valor para a organização.

No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:

  • Definir e estabelecer a necessidade de um Departamento de Compliance
  • Evitar responsabilidades pessoais: deveres e obrigações de "high managerial agents"
  • Definir perfis de risco entre os empregados
  • Administrar os assuntos legais em compliance
  • Detetar mecanismos de alarme e proteção
  • Estabelecer os elementos fundamentais de um programa de compliance
  • Aplicar as normas de compliance ao seu negócio
  • Medir a eficiência de um programa de compliance
  • Sistematizar os índices críticos de compliance
  • Englobar a compliance em procedimentos operacionais
  • Adequar a realização de investigações internas
  • Realizar a manutenção e melhoria do programa
  • Ser capaz de lidar com os acionistas em caso de investigação interna
  • Evitar o Branqueamento de Capitais através da compliance

 

Duração: 25 Horas (Ajustável em Duração e Horas Diárias)

 

Destinatários:

Este curso destina-se a todos os profissionais envolvidos na Gestão em especial na Área de Compliance e na Auditoria das organizações, em especial nas Instituições Financeiras.

  • Auditores que ambicionem alargar e/ou aprofundar os seus conhecimentos nesta área expandindo os seus horizontes profissionais
  • Auditores Bancários e Informáticos em início de carreira
  • Funcionários Bancários com responsabilidades ao nível do Controlo Interno de Gestão de Projectos
  • Responsáveis por Áreas Administrativas e Operacionais
  • Outras Funções Técnicas que impliquem conhecimentos no domínio de Gestão

 

Conteúdos Programáticos:

  • Módulo I - Conceitos e Fundamentos de Compliance
  • Módulo II - Auditoria