Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

Mini-MBA Planeamento e Gestão Orçamental

 

Objectivos Gerais:         

Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos e competências que permitam compreender e aplicar as estratégias necessárias a um sistema de planeamento e gestão orçamental, que minimize os riscos e potencie a performance nas organizações.

 

Objetivos Específicos:

No final deste curso, os participantes deverão ser capazes de:

  • Dominar o processo de preparação e planeamento orçamental
  • Decidir objetivos e conhecer os custos a considerar
  • Identificar novos projetos e fazer incidir os seus valores nos orçamentos
  • Relacionar a gestão orçamental e gestão global
  • Identificar as características de um orçamento
  • Elaborar o orçamento de uma empresa, em função dos objetivos definidos
  • Analisar os desvios orçamentais
  • Implementar sistema de controlo da execução orçamental, análise de desvios e medidas mitigadoras
  • Compreender a importância do Balanced Scorecard e do Tableau de Bord
  • Entender os principais riscos empresariais
  • Compreender a importância do reporte financeiro na gestão da empresa
  • Saber aplicar um sistema de controlo de gestão adequado às necessidades do profissional

 

Duração: A definir.

 

Destinatários:

Este curso destina-se aos profissionais com funções de administração e direção de todas as áreas organizacionais, estrategas, técnicos, analistas e outros quadros com responsabilidades ao nível do planeamento, gestão orçamental, controlo de gestão, controlo dos riscos e da melhoria da performance organizacional.

 

Conteúdos Programáticos:

    Módulo I - Planeamento

  • O Planeamento
  • O Processo de Preparação e Planeamento Orçamental

    Módulo II - Gestão Orçamental

  • A Gestão Orçamental Como Instrumento de Gestão
  • A Criação do Orçamento
  • Os Novos Investimentos
  • Controlo Orçamental
  • Negociar e Defender o Orçamento
  • Controlo, Acompanhamento e Monitorização dos Fluxos
  • O Papel do Departamento Administrativo e Financeiro

    Módulo III - gestão do Risco

  • Risco Empresarial
  • Impacto do Risco no Negócio e na Gestão

    Módulo IV - Enquadramento Contabilístico e Financeiro

  • A Informação Contabilística e Financeira
  • A Estrutura, a Política e a Gestão Financeira da Empresa
  • Rendibilidade
  • Rentabilidade dos Projetos de Investimento
  • Operações Financeiras

    Módulo V - Reporting Financeiro e Gestão

  • Reporting Financeiro
  • Modelos de Reporting Financeiro